Dezembro laranja e a prevenção ao câncer de pele
A pele é o maior órgão do nosso corpo e, por isso, é extremamente importante cuidar dela. A prevenção ao câncer de pele é uma das formas mais eficazes de cuidado com a saúde da nossa pele.
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo e pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, raça ou gênero. No entanto, existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de pele, como a exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol.
No último mês do ano, a campanha Dezembro Laranja chama a atenção para o câncer de pele e nesse artigo vamos abordar o tema com algumas sugestões de como prevenir a doença.
Como o câncer de pele se forma
O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no mundo. Ele se forma quando as células da pele se multiplicam de maneira anormal e incontrolável. Essas células podem invadir outras partes do corpo, o que pode levar à morte.
A maioria dos casos de câncer de pele é causada pelo excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. Outros fatores que podem aumentar o risco incluem a idade, os antecedentes familiares e certas condições médicas.
Existem três principais tipos de câncer de pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum, representando aproximadamente 80% dos casos. É geralmente não invasivo e pode ser tratado com sucesso se for diagnosticado precocemente. O carcinoma espinocelular representa cerca de 20% dos casos e pode ser um pouco mais difícil de tratar. O melanoma é o tipo menos comum, mas representa aproximadamente 75% das mortes por câncer de pele.
Os principais fatores de risco para o câncer de pele
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados a cada ano cerca de 185 mil novos casos. Os principais fatores de risco para o câncer de pele são a exposição ao sol e à luz ultravioleta (UV). A melhor maneira de prevenir o câncer de pele é evitar a exposição excessiva ao sol e à luz UV. Também é importante fazer exames anuais da pele com um dermatologista para detectar precocemente qualquer alteração.
Sintomas do câncer de pele e como diagnosticá-lo precocemente
O câncer de pele pode afetar pessoas de todas as idades, raças e etnias. Embora seja mais comumente diagnosticado em adultos mais velhos, os casos de câncer de pele em jovens e adolescentes estão aumentando. O farmacêutico Plínio Reis destaca que os efeitos do sol são cumulativos e chama a atenção para alguns aspectos: “estima-se que 75% dos efeitos cumulativos provocados pelo sol que percebemos na pele, a exposição acontece até os 20 anos de idade. Isso reforça a importância de começar precocemente a utilização dos filtros solares”, pontua.
O câncer de pele pode se manifestar de diversas maneiras, dependendo do tipo. Alguns sinais e sintomas comuns do câncer de pele incluem:
– Uma mancha na pele que não existia;
– Uma mudança na forma ou tamanho de uma mancha existente na pele;
– Uma área da pele que é vermelha ou brilhante;
– Coceira, ardência ou dor na área da mancha;
– Uma área da pele que apresenta feridas que não cicatrizam ou que cicatrizam lentamente;
– Pequenas saliências pretas ou marrons na área da mancha (verruga);
– Uma úlcera que não melhora dentro de 4 a 6 semanas.
Se você apresentar qualquer um desses sintomas, consulte um dermatologista para avaliação.
Prevenção é o melhor remédio: algumas dicas para cuidar da sua pele
Como destacou Plínio Reis, a prevenção é a melhor defesa contra o câncer de pele. E você pode diminuir significativamente o seu risco tomando algumas medidas simples:
– Use protetor solar todos os dias, mesmo quando não estiver na praia ou na piscina. Escolha um produto que ofereça um FPS (fator de proteção solar) de pelo menos 30 e seja resistente à água. Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou mais se estiver suando ou nadando.
– Evite a exposição ao sol durante as horas em que os raios UV são mais fortes, principalmente entre 10h e 16h. Se você precisar ficar ao ar livre durante esses horários, use roupas que cubram sua pele, incluindo uma camisa de manga comprida, calça e boné ou chapéu. Também é importante usar óculos escuros que bloqueiem pelo menos 99% dos raios UV.
– Mesmo dentro de casa, tenha o hábito de usar protetor solar para prevenir contra a luz azul – de lâmpadas e eletrônicos – que também causam envelhecimento, manchas e podem acelerar o aparecimento de câncer de pele.
– Faça exames regulares da pele com um dermatologista para verificar se há alguma anormalidade.
A Botica possui uma linha de protetores solares Protejá para o corpo (FPS 30 e 50) e rosto (FPS 30 e 50), e uma linha de protetor com cor (que confere uma proteção extra contra a luz solar e a luz artificial emitida pelas luzes e aparelhos eletrônicos) são 20 tons que atende a diversas tonalidades de pele. Além disso, a marca também oferece o Protejá Kids para crianças (FPS 60), para uso a partir dos 6 meses de idade.
Procure uma de nossas farmácias ou adquira pelo nosso site https://boticafarmacia.com.br/loja/